quinta-feira, 19 de julho de 2018

O que é o TED Talks


Quem nunca se deparou com um vídeo do “TED Talks”, ou simplesmente “TED”, no Youtube? E caso você tenha se deparado com algum geralmente tem um título impactante ou no mínimo interessante certo? Mas muitos podem se perguntar: Afinal, o que é esse TED?


TED é a sigla, em inglês, para Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) e é uma série de conferências realizadas em todo o mundo com o objetivo de disseminar boas ideias.
A conferência chama um palestrante que irá discorrer sobre determinado tema e levantar uma discussão.
A fundação Sampling dos Estados Unidos, uma empresa sem fins lucrativos, é a idealizadora do evento e de acordo com ela mesma busca difundir “ideias que merecem ser disseminadas”. Ao contrário do que muitos podem pensar não são palestras longas e enfadonhas, elas são limitadas a 18 minutos e por estarem disponíveis na internet é possível assisti-las a qualquer momento.
Recomendo que você passe a assistir ao menos uma palestra por semana, você perceberá um crescimento no seu senso crítico, e no seu saber de forma geral, tremendo. Hoje o TED Talks faz parte da minha checagem quase diária à internet.
Espero que aproveitem a dica e corram atrás, pois conhecimento nunca é demais.
Até!

domingo, 8 de julho de 2018

Como aprender melhor por Atila Iamarino

Nesta palestra, organizada pelo TEDxUNESPBauru e ministrada pelo biólogo e pesquisador Atila Iamarino, nos é apresentado uma maravilhosa técnica para aprender melhor.
Caso você tenha dificuldade em aprender algo novo, acha complicada determinada disciplina ou mesmo deseja dar um upgrade no seu estudo recomendo por esse método em prática.
Basicamente, foi o que me motivou a manter um blog falando em ciência...


Espero que gostem. Até!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pesquisa confirma que Boxe faz mal para o cérebro

Pesquisadores confirmam que o boxe pode causar danos ao cérebro, o que vai de encontro com o que se acreditava (pelo menos por parte dos praticantes desse esporte) de que a luta melhoraria o funcionamento do órgão. Os efeitos podem não ser notados logo após a luta, mas são efeitos crônicos que podem se manifestar no futuro. Mais informações no vídeo abaixo e neste link da Scientific American.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nova versão de Cosmos

Nova versão de Cosmos (série de TV apresentada originalmente pelo físico Carl Sagan) está em produção e que será o divulgador científico/apresentador será Neil deGrasse Tyson, astrônomo americano e Diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural. Uma mistura de Carl Sagan com Lando Calrissian!
Ele tem sido cotado como o novo divulgador de ciência do novo milênio. Como curiosidade, ele já participou de um episódio da série The Big Bang Theory (7º episódio da 4ª temporada) interpretando ele mesmo, vale a pena conferir.
Bem, já estou na expectativa pela série! Fiquem aí com esta imagem e até!


Carl Sagan + Lando Calrissian = Neil deGrasse Tyson

Via ScienceBlogsGAS e Wikipedia

terça-feira, 10 de julho de 2012

Composição do Universo

Em um primeiro momento podemos achar que o nosso universo é formado apenas por planetas, estrelas, galáxias, poeira etc, ou seja, coisas que podem ser vistas. Porém, estes componentes não são os únicos constituintes do universo. Este é formado por três elementos basicamente (entre parênteses estão indicadas as porcentagens do universo composto por aquele determinado componente):


- Matéria bariônica (4%)
- Matéria escura (23%)
- Energia escura ou energia negra (73%)

Agora vejam só: tudo o que sabemos (ou, mais acertadamente falando, o que vemos) do universo corresponde à matéria bariônica, ou seja, os planetas, estrelas, sistemas solares, galáxias, quasares etc e etc  correspondem a essa matéria.
Em relação à matéria e energia escura muito pouco conhecimento se tem, o que chega a ser antagônico, uma vez que a maior parte do universo (96%) - ou quase todo o universo - é formado por estes elementos.
A matéria escura não reflete e nem libera luz, assim ela só é detectada através de sua interação gravitacional com a luz de outras galáxias; a energia escura é uma forma de energia hipotética que estaria relacionada com a expansão do universo.
Olha só o quanto precisamos avançar no entendimento do universo.
Falarei mais sobre este tema em postagens mais para a frente ok?
Até mais!

Vida Extraterrestre... Alarme falso

Caiu por terra a ideia que se tinha de que uma bactéria poderia substituir o fosfato de seu DNA por arsênio. Esta "descoberta" gerou muita discussão após o seu anúncio pela NASA em 2010, porém em estudos deste ano essa hipótese foi refutada. Na época o repórter científico Carl Zimmer disse que isso seria absurdo e reuniu diversas autoridades no assunto que argumentaram não concordar com esta hipótese.

Para mais informações separei vários artigos que tratam do assunto em baixo:







Não foi dessa vez que a hipótese de vida extraterrestre foi corroborada. Ainda são somente elucubrações...

Até!

domingo, 8 de julho de 2012

Do espaço para o solo em 7 minutos

Falando em ciência... Hoje foi lançado um Slide Show na Scientific American mostrando de maneira didática como se dá a entrada de uma sonda espacial na atmosfera de um planeta genérico em sete minutos. A cada minuto são dadas as explicações dos eventos que ocorrem durante o processo. Muito legal!

Para ver o Slide Show CLIQUE AQUI!

Até mais!