Em um primeiro momento podemos achar que o nosso universo é formado apenas por planetas, estrelas, galáxias, poeira etc, ou seja, coisas que podem ser vistas. Porém, estes componentes não são os únicos constituintes do universo. Este é formado por três elementos basicamente (entre parênteses estão indicadas as porcentagens do universo composto por aquele determinado componente):
- Matéria bariônica (4%)
- Matéria escura (23%)
- Energia escura ou energia negra (73%)
- Matéria bariônica (4%)
- Matéria escura (23%)
- Energia escura ou energia negra (73%)
Agora vejam só: tudo o que sabemos (ou, mais acertadamente falando, o que vemos) do universo corresponde à matéria bariônica, ou seja, os planetas, estrelas, sistemas solares, galáxias, quasares etc e etc correspondem a essa matéria.
Em relação à matéria e energia escura muito pouco conhecimento se tem, o que chega a ser antagônico, uma vez que a maior parte do universo (96%) - ou quase todo o universo - é formado por estes elementos.
A matéria escura não reflete e nem libera luz, assim ela só é detectada através de sua interação gravitacional com a luz de outras galáxias; a energia escura é uma forma de energia hipotética que estaria relacionada com a expansão do universo.
Olha só o quanto precisamos avançar no entendimento do universo.
Falarei mais sobre este tema em postagens mais para a frente ok?
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário