terça-feira, 26 de março de 2019

Espécie de cobra descoberta dentro de outra cobra


Uma equipe de Herpetólogos da Universidade do Texas em Arlington descreveram uma espécie de cobra encontrada dentro do estômago de outra cobra há mais de quatro décadas!
A descoberta foi divulgada no periódico Journal of Herpetology em dezembro de 2018. A cobra foi nomeada como Cenaspis aenigma, que significa “misterioso jantar de cobra”. Nesse trabalho os pesquisadores não descreveram apenas uma espécie, mas fizeram a proposição de um gênero novo para alocar tal táxon, uma vez que apresenta várias características distintivas de qualquer outro gênero da família Columbridae (a maior família de cobras conhecida).
A espécie Cenaspis aenigma foi encontrada e descrita a partir de um indivíduo coletado no interior do estômago de uma cobra coral da América Central que tem como hábito alimentar o consumo de pequenas serpentes.
                 O detalhe e a grande curiosidade é que essa amostragem havia sido feita há 40 anos atrás e ficou preservada na coleção do museu até seu estudo e descrição. Desde a amostragem até hoje não foi encontrado nenhum exemplar vivo, porém os pesquisadores apresentam em seu trabalho evidências que indicam que a espécie pode ainda ser vivente.
O estudo ainda nos mostra como a diversidade é tamanha de tal modo que até hoje é possível descrever novas espécies de todo o tipo de organismo, independente do táxon, por exemplo, até mesmo cobras são encontradas revelando que existe toda uma fauna espalhada pelo mundo à espera de ser descrita.

FONTE:
Jonathan A. Campbell et al, Caudals and Calyces: The Curious Case of a Consumed Chiapan Colubroid, Journal of Herpetology (2018). DOI: 10.1670/18-042

Nenhum comentário:

Postar um comentário