terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A História (Não contada) do Ano Novo

FELIZ ANO NOVO!

Semana passada, Natal, e eu publiquei a história das origens da comemoração desta data tão querida pelas famílias. Hoje estou aqui para falar sobre o Ano Novo! Afinal, chegou 2019!
O calendário ocidental, empregado não só no ocidente, mas em várias outras partes do mundo, é o Gregoriano (ou Romano), derivado do calendário Juliano usado na Roma Antiga.
O Ano Novo foi definido no calendário Gregoriano por um decreto de 46 a. C. do imperador Júlio César, no qual fixa o dia 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo.
Nessa data os romanos homenageavam o deus Jano (ou em latim: Janus), deus dos portões, o porteiro celestial, deus dos começos e términos, uma divindade que era representava com duas faces, uma voltada para trás observando o passado e outra para frente, vislumbrando o futuro.
O mês de Janeiro tem seu nome derivado de Janus.
Outra palavra que usamos como sinônimo para Ano Novo é Réveilllon, que significa despertar ou revelar.
A sequência de anos de Janeiro a Dezembro foi determinada pelo segundo rei de Roma Numa Pompílio (ou em latim: Numa Pompillius) há cerca de 700 anos a. C., já que foi ele que se dedicou a elaborar as primeiras leis e ofícios religiosos da cidade. Nessa época o primeiro dia do ano era 25 de março. Após a queda do império romano houve uma época em que a data de março voltou para o início do ano e, então, só em 1751 na Inglaterra e domínios britânicos a data de 1º de janeiro voltou a ser comemorada como o Ano Novo e a partir daí se tornou praticamente global, mesmo em regiões que seguem outras tradições e tem comemorações em outras datas.

CHINA

Os chineses utilizam o calendário Lunissolar, o qual se baseia nos movimentos da lua e do sol. O Ano Novo é comemorado na primeira Lua Nova em que o sol passa pelo 15º grau da constelação de Aquário. Cada Ano Novo é relacionado a um dos 12 animais que atenderam o chamado de Buda para uma reunião. A tradição desses animais remonta desde o Zoroastrismo, mas esse assunto fica para um outro momento.
Buda teria transformado esses animais nos signos da astrologia chinesa e são esses: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, pavão, cachorro e o porco.
Atualmente os chineses estarão no ano de 4716 em 5 de fevereiro de 2019 e será o ano do Porco. Esse ano irá até 24 de janeiro de 2020.

ÍNDIA

O Hinduísmo comemora o Ano Novo m 1º de março ou de outubro ou 14 de abril, dependendo da região ou tribo. Conhecido como a “Festa das Luzes” é realizada para espantar o mal e dura 5 dias, também celebra o retorno da deusa da prosperidade Lakshmi.
Atualmente estão no ano de 1940.

ISRAEL

O Ano Novo Judaico é chamado de Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה)e é celerado no 1º mês do calendário judaico/rabínico (Tixri) o que é por volta de setembro do calendário gregoriano.
A Torá indica que esse é o Dia da Aclamação e a tradição judaica informa que nesse mesmo dia ocorreram os seguintes eventos: a criação de Adão e Eva; dia em que comeram da Árvore Sagrada; dia em que Caim matou Abel. Assim, esse é dito como o Dia do Julgamento ou da Lembrança (Yom há-Zikkaron ou Yom Teruah), de modo que os judeus procuram meditar durante os 10 dias de celebração.
Atualmente estão no ano 5579.

PERSAS

A festa para os persas é o Noruz (em pársi نوروز), festejado no calendário persa há mais de 3000 anos e ocorre entre os dias 20 a 21 de março do calendário gregoriano, o que dá mais ou menos no primeiro dia ou no equinócio da primavera.
Essa celebração tem raízes no Zoastrismo e é festejada nos países que formavam o império Iraniano, bem como naqueles que seguem o Zoastrismo.
Atualmente estão no ano de 1397.

ISLÃ

No ano de 662 d. C., Maomé deixou Meca e chegou em Medina, esse evento é conhecido como Hégira, e marca o início do ano Islâmico. Os mulçumanos seguem o calendário lunar, assim o Ano Novo cai todo ano em uma data diferente.
Atualmente estão no ano 1440.

BAHÁ’Í

Essa religião da antiga Pérsia segue o calendário astronômico, com um ano de 19 meses com 19 dias cada. O Ano Novo ocorre em meados de março, no equinócio de inverno, e estão atualmente no ano 175. Historicamente e atualmente é uma celebração Iraniana de Ano Novo.

CELTAS

O Ano Novo dos celtas, o Samhain, inicia no inverno e teve origem em várias outras culturas e cultos ditos pagãos. Acredita-se que o Halloween e a Festa de Todos os Santos podem estar relacionados ao Samhain.

Procurei nesse post abordar de maneira histórica e cultura a origem do Ano Novo e como ele é comemorado em várias culturas humanas. Não pretende ser uma obra completa, um tratado sobre o Ano Novo. Apenas um resumo de informações interessante para a época.
Espero que gostem, já que é sempre bom conhecer de onde vem tais comportamentos humanos para uma vivência mais crítica.
Dúvidas, críticas e sugestões: lourivaldias@gmail.com
Até e FELIZ 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário