Mostrando postagens com marcador Terra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Terra. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 27 de agosto de 2019

A Terra vem parando de girar


Sim, é isso mesmo: a Terra está desacelerando. Mas não se assuste, são apenas milissegundos. Porém, é por conta dessa curiosidade que vem ou outra vem à tona uma pergunta bastante capciosa: e se a Terra parasse de girar?
Randall Munroe, em seu livro intitulado “E se...?” (“What if...?” no original) em que busca responder perguntas absurdas, demonstra o cenário catastrófico que ocorreria caso isso viesse a ocorrer. Recomendo a leitura.
Mas primeiro, você sabe a que velocidade a Terra está se movimentando em torno do seu eixo? Ao nível do equador a Terra atinge uma velocidade de rotação de impressionantes 1.667 km/h. Só não sentimos a rotação devido a gravidade que nos prende ao solo, assim como por estarmos girando junto com a Terra em um movimento inercial. Porém, essa velocidade nem sempre foi constante desde a formação de nosso planeta.
É pouco, mas Terra vem parando de girar. O nosso dia, há mais de 200 milhões de anos atrás, durava 21 horas, por exemplo. Foi devido a essa desaceleração que o dia passou a durar as atuais 24 horas. Essa desaceleração é devido à diminuição da energia inercial presente nesse movimento desde a formação do sistema solar.
Chegará o dia em que o movimento da Terra parará completamente, nesse momento o dia e a noite durariam os nossos 365 dias atuais, só que para metades opostas da Terra. Talvez esse dia nunca chegue por causa da expansão do Sol e destruição dos planetas mais próximos a ele, mas a expectativa desse cenário é muito interessante.
Dúvidas, críticas e sugestões: lourivaldias@gmail.com

FONTES:
Munroe, Randall. 2014. E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas. Companhia das Letras.

sexta-feira, 22 de março de 2019

A Terra não é redonda


Não, não é nada relacionado à teoria da Terra Plana. A questão é que a Terra não é “realmente” ou “perfeitamente” redonda.
De acordo com o ESRI, a Terra apresenta uma circunferência maior ao nível do equador do que a nível dos pólos, isso significa que ela é mais “larga” que “alta”. Quase como se fosse uma bola de futebol americano, a grosso modo é claro.
Porém, além dessa forma peculiar ela apresenta diferenças em vários locais por conta da sua geografia. Existem locais do planeta em que montanhas se elevam muito enquanto outras regiões contem abismos escondidos por conta da água que os recobrem.
A essa forma “torta” e variável da Terra é dado o nome de geoide.
Assim, seria correto afirmar que a Terra não é perfeitamente ou completamente redonda. Obviamente que isso depende de como observamos o planeta. Do espaço ela continua como sempre foi na nossa percepção moderna e científica de mundo: arredondada.
            Quanto aos Terraplanistas eu pergunto: Por que alguém ainda não caiu da borda?
            Dúvidas, críticas e sugestões: lourivaldias@gmail.com
            Até!

FONTE: