quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Como os camaleões mudam de cor?


A BBC New Brasil publicou um vídeo demonstrando como os camaleões conseguem mudar de cor e como tal característica está relacionada às suas atividades como corte e competição por território, ou seja, a mudança de cor acontece com o objetivo de comunicação.


Vídeo curto, mas muito interessante com uma riqueza de detalhes sem igual. Realmente muito bom.
Fiquem com o vídeo:


O estudo que elucidou esse fato foi publicado na Nature em 2015 e demonstra como os cristais fotônicos (nanocristais) presentes nas células da pele dos camaleões ativam a sua mudança de cor.


Os pesquisadores conseguiram até realizar a mudança de cor da pele dos camaleões ex vivo, ou seja, fora do organismo.
O trabalho completo você pode ver no link abaixo:

Críticas, dúvidas e sugestões: lourivaldias@gmail.com
Até!

FONTES:
TEYSSIER, J. et al. Photonic crystals cause active colour change in chameleons. Nat. Commun. 6:6368 doi: 10.1038/ncomms7368 (2015).

sábado, 22 de setembro de 2018

Homenagem da Turma da Mônica ao Museu Nacional do Rio de Janeiro


O roteirista Flávio Jesus, juntamente com a equipe de arte formada por Jairo Santos (Desenho), Kazuo Yamassake (Arte-Final) e Eliza Lacerda (Letras), foram os responsáveis por fazer uma linda homenagem ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, em uma história da Turma da Dona Morte, personagens de Maurício de Souza.
É uma história emocionante em que a turminha se junta para salvar objetos do Museu. Algumas peças importantíssimas são citadas, com a inclusão de parte do seu histórico.
Não há como não se emocionar, principalmente se você tem alguma relação com a ciência e sabe da importância que o museu tinha e continua tendo para o avanço científico do país.
Cliquem nas imagens para ampliar.
 




Enfim, boas lembranças...
Críticas e sugestões: lourivaldias@gmail.com
Até!

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

“Todo pássaro é ave, mas nem toda ave é pássaro”


A princípio a frase acima poderá não fazer sentido algum, porém, após uma pequena explicação de taxonomia de aves tudo será esclarecido.
Pássaro é o termo popular para uma ordem de aves.
A ordem Passeriformes é uma das ordens de aves mais difícil de ser classificada, baseia-se no número e posição dos músculos fonadores (que formam a siringe, órgão responsável pelo canto dos “pássaros” localizado na traqueia) e na concreção dos músculos flectores dos dedos. São os passarinhos que alegram nossas manhãs com seus cantos.
 Já Ave é um termo mais amplo, de acordo com a classificação Lineana clássica é uma classe dos vertebrados, a qual reúne cerca de 30 ordens (Passeriformes é uma dessas 30 ordens). Assim, todo pássaro é realmente uma ave, pois está inserido na classe Aves, porém nem toda ave é um pássaro, uma vez que é possível ter 29 outras ordens que não Passeriformes.


Espero que tenha esclarecido a questão.
Críticas, dúvidas e sugestões: lourivaldias@gmail.com
Até!

FONTES:
Pough, J. H.; C. M. Janis; J. B. Heiser.2008. A vida dos Vertebrados. 4ª ed. São Paulo, Atheneu.
Kardong, K. V. 2011. Vertebrados: Anatomia Comparada, Função e Evolução. 5a ed.  São Paulo.  Roca.