Pesquisadores confirmam que o boxe pode causar danos ao cérebro, o que vai de encontro com o que se acreditava (pelo menos por parte dos praticantes desse esporte) de que a luta melhoraria o funcionamento do órgão. Os efeitos podem não ser notados logo após a luta, mas são efeitos crônicos que podem se manifestar no futuro. Mais informações no vídeo abaixo e neste link da Scientific American.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Nova versão de Cosmos
Nova versão de Cosmos (série de TV apresentada originalmente pelo físico Carl Sagan) está em produção e que será o divulgador científico/apresentador será Neil deGrasse Tyson, astrônomo americano e Diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural. Uma mistura de Carl Sagan com Lando Calrissian!
Ele tem sido cotado como o novo divulgador de ciência do novo milênio. Como curiosidade, ele já participou de um episódio da série The Big Bang Theory (7º episódio da 4ª temporada) interpretando ele mesmo, vale a pena conferir.
Bem, já estou na expectativa pela série! Fiquem aí com esta imagem e até!
Carl Sagan + Lando Calrissian = Neil deGrasse Tyson
Via ScienceBlogs, GAS e Wikipedia
Marcadores:
Carl Sagan,
Cosmos,
Neil deGrasse Tyson
terça-feira, 10 de julho de 2012
Composição do Universo
Em um primeiro momento podemos achar que o nosso universo é formado apenas por planetas, estrelas, galáxias, poeira etc, ou seja, coisas que podem ser vistas. Porém, estes componentes não são os únicos constituintes do universo. Este é formado por três elementos basicamente (entre parênteses estão indicadas as porcentagens do universo composto por aquele determinado componente):
- Matéria bariônica (4%)
- Matéria escura (23%)
- Energia escura ou energia negra (73%)
- Matéria bariônica (4%)
- Matéria escura (23%)
- Energia escura ou energia negra (73%)
Agora vejam só: tudo o que sabemos (ou, mais acertadamente falando, o que vemos) do universo corresponde à matéria bariônica, ou seja, os planetas, estrelas, sistemas solares, galáxias, quasares etc e etc correspondem a essa matéria.
Em relação à matéria e energia escura muito pouco conhecimento se tem, o que chega a ser antagônico, uma vez que a maior parte do universo (96%) - ou quase todo o universo - é formado por estes elementos.
A matéria escura não reflete e nem libera luz, assim ela só é detectada através de sua interação gravitacional com a luz de outras galáxias; a energia escura é uma forma de energia hipotética que estaria relacionada com a expansão do universo.
Olha só o quanto precisamos avançar no entendimento do universo.
Falarei mais sobre este tema em postagens mais para a frente ok?
Até mais!
Marcadores:
Ciência,
Cosmologia,
Energia Escura,
Matéria Bariônica,
Matéria Escura,
Universo
Vida Extraterrestre... Alarme falso
Caiu por terra a ideia que se tinha de que uma bactéria poderia substituir o fosfato de seu DNA por arsênio. Esta "descoberta" gerou muita discussão após o seu anúncio pela NASA em 2010, porém em estudos deste ano essa hipótese foi refutada. Na época o repórter científico Carl Zimmer disse que isso seria absurdo e reuniu diversas autoridades no assunto que argumentaram não concordar com esta hipótese.
Para mais informações separei vários artigos que tratam do assunto em baixo:
Não foi dessa vez que a hipótese de vida extraterrestre foi corroborada. Ainda são somente elucubrações...
Até!
Marcadores:
Ciência,
Exobiologia,
Microbiologia,
NASA
domingo, 8 de julho de 2012
Do espaço para o solo em 7 minutos
Falando em ciência... Hoje foi lançado um Slide Show na Scientific American mostrando de maneira didática como se dá a entrada de uma sonda espacial na atmosfera de um planeta genérico em sete minutos. A cada minuto são dadas as explicações dos eventos que ocorrem durante o processo. Muito legal!
Para ver o Slide Show CLIQUE AQUI!
Até mais!
Marcadores:
Artigo,
Ciência,
Física,
Scientific American,
Slide Show
Assinar:
Postagens (Atom)