terça-feira, 14 de maio de 2019

Frase (5)


"O conhecimento, se não determina a ação, está morto para nós"
(Plotino)

Plotino, ao discorrer essa frase, nos faz uma cobrança e faz com que surja uma reflexão: de que adianta ter conhecimento se não há ação?
O conhecimento só tem importância se possibilita àqueles que o tem a capacidade de agir quando se é necessário, caso a ação não venha de que vale esse conhecimento?
Em relação a essa ação, até mesmo o ensinar é uma ação importante que advêm daqueles que possuem conhecimento. De que vale ter conhecimento se não há passagem dele para outros. De que adianta eu ficar com tanto conhecimento acumulado, mas escondido em um refúgio, distante de tudo e de todos? Apenas eu saberei que o tenho. Tal conhecimento não afetará ninguém mais.
Diferentemente de quando ensino. Passo à frente o conhecimento aprendido. Faço um mover na vida de outrem. Permito que os olhos do outro se abram para o novo, para aquilo que já foi novo para mim e que me fez uma pessoa melhor.
Vivo está aquele que tem conhecimento e passa para a frente. Eternize-se no conhecimento e no pensamento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário