sexta-feira, 6 de março de 2020

Shen Kuo [Cientista]


Também chamado de Shen Kua foi um cientista chinês do século XI, nasceu em 1031 e morreu em 1095, e como grande parte dos cientistas da antiguidade apresentava várias especialidades. Era geólogo, astrônomo, matemático, cartógrafo, engenheiro hidráulico, botânico, zoólogo, farmacólogo, além de exercer atividades não atreladas à ciência como embaixador, general militar, escritor e burocrata. Enfim, carrega uma lista enorme de funções.
Foi aos 35 anos, vivendo em Qiantang, atual Hangzhou (ou Hancheu), uma cidade da China, capital da província de Zhejiang, que passou no exame imperial para servir ao governo, iniciando aí sua vida como funcionário público. Embaixador, administrador e chanceler foram algumas de suas atividades.
O cientista é mais conhecido por ser o primeiro a descrever a bússola magnética no livro Mengxi Bitan. Foi o primeiro a descobrir que as agulhas magnéticas, utilizadas nas bússolas, são direcionadas para o norte e sul magnético e não para o norte ou sul geográficos. Essas conclusões vieram por conta do seu acompanhamento de 5 anos da posição da Estrela Polar, que na época era vista diretamente por uma pessoa que se encontrava no polo geográfico da Terra.
Descreveu observações paleontológicas de fósseis de bambu. Afirmou que sol e lua não eram planos, mas sim esféricos (Século XI ok?!), justificando tal afirmação pelo que se observava nos eclipses solares e lunares (onde é possível observar a circunferência desses astros).
Foi o primeiro em vários aspectos do conhecimento. Fez dois atlas geográficos, uma carta geográfica tridimensional, técnicas para o reparo de barcos (dique ceco), reformou o calendário chinês com base em suas observações astronômicas entre outras coisas.
Ao final da sua vida se isolou em sua casa onde morreu. Seu túmulo hoje se encontra na zona de Yuhang de Hangshou.

Fontes:
CHALTON, N. & MacARDLE, M. 2018. A história da ciência para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina. 4ª Edição. 200 p.

Um comentário:

  1. Lucky Club - Live Blackjack, Baccarat, and More! - Online
    Play for real money at the Lucky Club, the top live blackjack tables with the most popular luckyclub.live and newest live dealer games.

    ResponderExcluir