Mostrando postagens com marcador Frases. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frases. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Frase (7)


"No meio do caos há sempre uma oportunidade"
(Sun Tzu)

Em épocas de crise econômica, nunca uma frase se faz tão presente quanto essa de Sun Tzu. Obviamente que ele fazia referência ao caos provocado ou presente na guerra, mas como você deve saber ou ouviu falar sua maior obra, A Arte da Guerra, trás uma série de reflexões escritas com o objetivo do enfrentamento mesmo (uma guerra), mas que é aplicado à diversos aspectos das nossas vidas, inclusive pode ser praticado no empreendedorismo.
E por que comecei falando sobre crise econômica? Porque é durante tais eventos que muitas empresas surgem. Várias pessoas começam a empreender justamente quando há crise. Ou pelo fato de terem perdido o emprego ou não ter encontrado um, uma saída é abrir o seu próprio negócio.
É o caos gerando oportunidade. Ou ao menos oportunidades que aparecem em meio a um momento de instabilidade. Grandes negócios surgem assim.
Às vezes o caos não é generalizado, mas está presente na vida daquela pessoa que, sem ver alternativa, parte com confiança e coragem rumo à abertura de um negócio, quer a oportunidade de ter o seu lugar ao sol.
Interessante que na frase de Sun Tzu, o autor coloca o “sempre”, certificando que a oportunidade está lá! Basta saber encontrá-la em meio ao caos.
Que a frase de Sun Tzu te faça refletir na busca pela oportunidade que você tanto espera, mas que por achar que está envolto em caos, não é o momento certo pra agir ou mesmo pensa que o que está diante de você não é oportunidade. Lembre-se: “há sempre”.
Até!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Frase (6)


“Grandes coisas são obtidas à custa de grandes perigos”
(Heródoto)

Nossas vidas são cheias de sonhos e de conquistas. Estamos sempre em busca de algo a se alcançar. Vez por outra conquistamos certos objetivos, outros surgem e a trajetória continua.
Mas o caminho que se segue não é uma linha reta. A maioria das pessoas têm grande dificuldade em conquistar seus objetivos.
Heródoto é muito sábio em sua frase ao relacionar as conquistas com os percalços da vida. Essa frase me fez lembrar, inclusive, da epígrafe que usei no meu TCC:

"Ensinamentos obtidos sem sofrimento
São desprovidos de valor
Uma pessoa jamais consegue
Alguma coisa sem sacrifício.”
(Fullmetal Alchemist – Capítulo 1)

Temos que ter a sabedoria de esperar encontrar perigos ao longo da trajetória que nos separa dos nossos objetivos.
Heródoto foi um geógrafo e historiador grego, nascido em 484 a. C. em Halicarnasso, atual Bodrum, Turquia, autor das conhecidas “As histórias de Heródoto” e por tais feitos conhecido como o “pai da História”.
Fica aqui mais essa frase para reflexão.
Até.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Frase (5)


"O conhecimento, se não determina a ação, está morto para nós"
(Plotino)

Plotino, ao discorrer essa frase, nos faz uma cobrança e faz com que surja uma reflexão: de que adianta ter conhecimento se não há ação?
O conhecimento só tem importância se possibilita àqueles que o tem a capacidade de agir quando se é necessário, caso a ação não venha de que vale esse conhecimento?
Em relação a essa ação, até mesmo o ensinar é uma ação importante que advêm daqueles que possuem conhecimento. De que vale ter conhecimento se não há passagem dele para outros. De que adianta eu ficar com tanto conhecimento acumulado, mas escondido em um refúgio, distante de tudo e de todos? Apenas eu saberei que o tenho. Tal conhecimento não afetará ninguém mais.
Diferentemente de quando ensino. Passo à frente o conhecimento aprendido. Faço um mover na vida de outrem. Permito que os olhos do outro se abram para o novo, para aquilo que já foi novo para mim e que me fez uma pessoa melhor.
Vivo está aquele que tem conhecimento e passa para a frente. Eternize-se no conhecimento e no pensamento das pessoas.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Frase (4)


“Aquele que não economiza irá agonizar”
(Confúcio)

Confúcio não poderia estar mais certo em uma frase que parece que foi proferida ontem.
Ela se aplica basicamente a qualquer recurso natural, seja água, ar, solo etc. Caso a sociedade não se aperceba sobre a importância do meio, poderá chegar o dia em que ela desaparecerá, assim como se especula que aconteceu com a antiga cidade de Ur, a primeira que se tem notícia.
Parece tão óbvio essas coisas, mas muitas pessoas precisam continuamente escutar o óbvio. Principalmente em tempos nos quais o meio ambiente tem sido tratado aquém do modo como deveria ser tratado e sem a importância devida.
Vivemos em uma época de obscurantismo, na qual várias informações nos são repassadas de maneira enviesada. São tantas teorias da conspiração espalhadas por aí, tantas Fake News, que não acharia estranho me rotularem como “da esquerda” por conta desse comentário.
Não existe aquecimento global, não existe combustível fóssil, as florestas (assim como toda a natureza) ficou pra ser explorada pelo homem – já que nos foi dado esse direito divino – de maneira quase predatória, sem se preocupar com as gerações futuras. Somente o presente é importante. Um presente em que apenas o crescimento econômico importa. Não se pensa nas consequências, apenas no que fazer para ter maior liberalismo econômico.
Infelizmente todos estamos no mesmo barco que é o mundo, todos agonizaremos se ele afundar.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Frase (3)


“Ser professor é uma aposta no futuro”
(Leandro Karnal)

O professor de história da Unicamp e grande pensador brasileiro contemporâneo, Leandro Karnal, é muito feliz ao proferir tal afirmativa. Nós, professores, apostamos no futuro.
Mas por quê apostamos? Pelo simples fato de não podermos guiar completamente os passos dos nossos alunos ao longo de toda a sua vida. Nós, professores, somos sim facilitadores do ensino, mas infelizmente não temos a capacidade onipresente de encaminhar ou trilhar os passos daqueles que estão diante de nós em uma sala de aula.
Cada aluno tem livre arbítrio. Tem seus desejos e vontades. Gostos. E, por isso, tem visões distintas da vida à sua frente.
Vez ou outra me deparo com um aluno que, visivelmente, queria estar fazendo qualquer outra coisa da sua vida, exceto estar ali em sala de aula, mesmo em um ambiente universitário é possível – e comum – encontrar tal situação.
Mas, ainda assim, apostamos no futuro. Fornecemos as bases da formação daqueles futuros profissionais. O que farão do conhecimento que lhes fora repassado e de todo o aprendizado que tiveram conosco? Só eles poderão dar essa resposta.
O que esperamos é que as nossas apostas sejam vitoriosas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Frase (2)


“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”
(Sêneca)

Sêneca, um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano, nos revela nessa frase algo que é válido até os dias de hoje: a relação da sorte com preparação.
Muitas pessoas falam para outras que são bem sucedidas, ou mesmo que conquistaram algo através de seus méritos, que tiveram sorte. É comum você ouvir: “Nossa, como você teve sorte de conseguir esse emprego” ou “Você tem sorte de saber inglês”.
Enfim, Leandro Karnal, em uma de suas palestras, uma vez disse que “sorte é a desculpa do preguiçoso” para o sucesso do outro. E, basicamente é essa a ideia que Sêneca nos passa nesta frase.
Não existe sorte, o que há é muita preparação, esforçar-se para conquistar aquilo que se quer, não desistir diante das adversidades. E quando a oportunidade surgir e você estiver preparado, não será uma questão de sorte, mas uma questão de mérito.
Daí a sorte fica para o preguiçoso que acha que não há esforço e sim sorte.
Reflita nisso. Você acha que foi sorte o fato de estar onde estás?
Até!

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

FRASE (1)


"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra"
(Aristóteles)

Trabalho para muitos é visto como algo maçante que se faz somente por que tem que ser feito, pois dele depende a sua sobrevivência.
Mas mesmo uma obra de arte ou tocar um instrumento e compor uma harmonia musical requer trabalho.
Um pintor trabalha, assim como um artista circense ou mesmo um cantor ou um diretor de cinema. Todos são trabalhos.
Às vezes criamos a impressão em nossas mentes de que aqueles que fazem suas obrigações assalariadas pela sobrevivência trabalham, já aqueles que fazem tais atividades por que gostam se divertem, mas não; é trabalho também.
E quanto mais se trabalha, naquilo que gostam ou não, melhores são os resultados. É causa e efeito. O resultado, que é a obra do trabalho, vai se aperfeiçoando conforme o indivíduo o realiza. A cada dia algo é melhorado, de modo a haver um progresso no desenvolvimento de sua labuta.
Aristóteles é muito feliz com essa frase ao sintetizar essa ideia que às vezes nos fogem no nosso cotidiano.
Muito obrigado. Até!